Tratamentos que priorizam a função sem deixar de lado a estética.

Prótese Total

Alguém diria que este sorriso não é natural. Os dentes superiores são uma prótese total. A Paciente perdeu muito jovem os dentes naturais e precisou colocar uma prótese. No entanto nos procurou pois a prótese que ela usava já estava bastante desgastada e os dentes bem escuros. Através de um planejamento, confeccionamos esta, a qual ficou muito natural e trouxe de volta a auto estima da paciente.

protese_total_depois

Prótese sobre Implantes

Muitos pacientes por “n” razões possuem ausência de um ou mais dentes.

Depois de confirmada, através de uma tomografia , a indicação da colocação de implante, este é colocado. Dependendo do tipo de implante escolhido, o dente de porcelana sobre o implante será colocado em 40 ou 60 dias.

IMPLANTE DE CARGA IMEDIATA

NESTE CASO ,o paciente tinha  próteses (dentadura) tanto nos dentes superiores quanto nos inferiores. Após avaliação minuciosa, tanto clínica, quanto radiográfica,optamos pela realização de implantes, já que o paciente não possuía mais nenhum dente, no entanto tinha uma estrutura óssea saudável e com espessura suficiente para a realização deste procedimento.

Optamos pela colocação de 5 implantes na região inferior e 6 na superior.

NO MESMO DIA, realizamos uma moldagem sobre estes implantes e encaminhamos ao laboratório onde eles iniciaram a confecção dos dentes que posteriormente foram fixados nestes implantes.

Na semana seguinte foi realizada a prova destes dentes e estando de acordo, permitindo uma boa mastigação, fonação e adequação ao meio bucal, juntamente com a estética almejada pelo paciente, estes dentes retornaram ao laboratório onde tiveram os ajustes finais e em seguida retornaram a boca do paciente, COMO SE SEMPRE ESTIVESSEM ESTADO ALI.

Este é um procedimento que, se avaliado adequadamente e executado de acordo com seus pré-requisitos básicos, devolve ao paciente toda a segurança e a confiança que muitos perdem ao não possuírem mais em boca seus dentes naturais.

Porcelana livre de metal (metal-free)

As Coroas de Porcelana ou Metal free são peças que restauram totalmente um dente à sua forma e cor natural, e são coladas em dentes naturais que tem um comprometimento mais severo.

Assim como as facetas, permitem que seja feita uma total reformulação da estética de um sorriso, em tratamentos maiores, ou de apenas um dente. As coroas protegem e reforçam dentes extensamente danificados ou com tratamentos de canal realizados, que não podem ser restaurados por resinas ou amálgama. Tem como uma das funções reforçar o dente para devolvê-lo às suas funções de mastigação.

Sendo feitas totalmente de porcelana são indicadas principalmente para casos onde a estética é fundamental, como em dentes anteriores.

Como esta porcelana não utiliza metal internamente na sua infraestrutura, o efeito estético obtido se assemelha muito aos dentes naturais. Outro ponto importante é a translucidez que é muito superior se comparada as porcelanas utilizadas há 5 anos atrás.

Normalmente são necessárias de 2 a 3 sessões para a finalização deste trabalho.

Reconstrução Dentária (Restabelecimento da DVO)

Muitos pacientes por vários motivos ( mordida errada, hábitos parafuncionais, ausência de dentes) acabam a médio/longo prazo tendo seus dentes desgastados e consequentemente,diminuída sua dimensão vertical de oclusão (DVO).

Isso além do fator ESTÉTICO prejudicado ocasiona danos aos dentes, músculos, articulação, deglutição e fonação, e até mesmo na postura do paciente, podendo afetar seu equilíbrio.

É necessária uma avaliação para determinar quais dentes e qual a altura que estes dentes precisam recuperar para o restabelecimento da DVO e consequente ganho estético e funcional.

A maioria dos pacientes vem ao consultório por desejo em melhorar a estética dos dentes da frente, pois consideram eles muito curtos.

A partir desta queixa inicial, faremos as devidas análises e planejaremos a recuperação estética sempre levando em primeiro plano de importância a altura da DVO. Pois sem ela estar correta, é impossível, aumentarmos os dentes da frente, mesmo que seja “apenas um quebradinho”.

Certamente você já ouviu alguém falar ou você mesmo passou por uma situação onde foi frequentemente ao dentista arrumar um dente que estava quebrado ou gasto, e a restauração não durava muito, as vezes nem mesmo um dia!!!

Ficar bonito é muito bom, mas ficar bonito com segurança e certeza da durabilidade é primordial.

Sempre tive medo de dentistas, mas nessa cadeira até durmo!

—João M. S.